Tem muita gente que pergunta se a cirurgia de Catarata pode ser feita a laser.E caso ela exista se tem um resultado melhor.
Resumidamente, a cirurgia de catarata tradicional( facoemulsificação) envolve 4 etapas.
Na primeira etapa ocorrem 2 pequenas incisões na borda da córnea de cerca de 2,4mm cada.Isso é feito com minúsculos bisturis.
Numa segunda etapa temos a “capsulorhexis”, onde ocorre uma abertura na cápsula que envolve o cristalino do olho.Aqui usamos uma pinça especial.Essa abertura é para que se tenha acesso ao cristalino.
Na terceira etapa, ocorre a fragmentação do cristalino em pequenos pedaços e sua aspiração. Isso é feito através de uma pequena sonda do aparelho facoemulsificador.
Na quarta e última etapa, temos o implante da lente intraocular(LIO) dentro do saco capsular, onde estava originalmente o cristalino que já foi retirado.
A cirurgia de catarata a laser não é uma nova técnica cirúrgica, o laser apenas auxilia algumas etapas da cirurgia dando mais precisão.O laser é utilizado para realizar as 2 incisões na córnea, a capsulorhexis e a etapa de fragmentação do cristalino.As outras etapas são iguais. Em relação ao resultado cirúrgico, podemos afirmar que um cirurgião experiente usando a técnica tradicional obtém os mesmos resultados que um cirurgião usando a técnica com laser.