Visão para todos

DMRI-Degeneração Macular Relacionada à Idade

O que é DMRI ?

A DMRI é uma doença ocular que atinge a região da Mácula (estrutura do fundo do olho responsável pela visão central).É ocasionada por um envelhecimento natural da mácula atingindo pessoas acima dos 50 anos de idade ,acomete ambos os olhos com intensidade diferentes e infelizmente é responsável pela principal causa de cegueira irreversível nessa faixa etária.

Tipos de DMRI
Existem duas formas de DMRI.

DMRI seca (não exsudativa ou atrófica).
Na forma seca ocorrem alterações na superfície mais externa da retina, podendo levar a formação de Drusas (estruturas amareladas) e de atrofias. Não ocorre a formação de vasos anormais. A forma seca, se não tratada ,pode evoluir para a forma úmida, que é mais grave.

DMRI úmida( exsudativa)

Na forma úmida ocorre a formação de vasos na região da mácula que se rompidos alteram a arquitetura normal das células fotorreceptoras e da retina externa.

Sintomas da DMRI

Os sintomas da DMRI estão relacionados ao tipo -seca ou úmida- e ao estágio em que a doença se encontra.

De uma maneira geral as queixas iniciais são de diminuição da visão central, distorção das imagens (metamorfopsia), dificuldade de leitura . Com a progressão, evoluem até dificuldade de reconhecer rostos, dificuldade de caminhar até a perda quase que completa da visão.

De maneira geral os sintomas são mais graves na DMRI úmida que na seca, contudo nos casos de forma seca com atrofia geografia de sua camada mais externa se tem uma perda visão importante também.

Diagnótico

O diagnóstico é feito pelo médico oftalmologista através do exame de mapeamento de retina (fundo de olho dilatado), onde pode-se observar a presença de drusas, atrofias e cicatrizes e o exame com a tela de Amsler (verifica se a visão central está distorcida). Com a suspeita confirmada é realizado o exame de OCT-tomografia de coerência óptica e angiografia com fluoresceína.

Tratamento da DMRI

*Complemento vitamínico:é indicado nos estágios intermediário e avançado da DMRI seca para evitar sua progressão para a forma atrófica e para a DMRI úmida.

É composto por zinco,cobre, vitamina C,vitamina E ,luteína , zeaxantina e betacaroteno.

*Terapia anti-VEGF (Ranibizumabe,ou Bevacizumabe):O VEGF é uma substância produzida no olho que induz a formação de vasos anômalos na retina. Essa terapia é indicado na DMRI úmida e consiste na aplicação de medicação na forma de injeção intraocular que age suprimindo o aparecimento de neovasos e evita que os já existentes se rompam. São necessárias aplicações seriadas para a obtenção de um bom prognóstico para conter o avanço da doença.
* Terapia Fotodinâmica: é um procedimento realizado com a aplicação de um medicamento na veia, que ao chegar nos vasos da região da retina são ativados através da aplicação de uma luz de laser no fundo do olho.

*Fotocoagulação com laser: pode ser indicado nos casos em que as lesões não estão localizadas na região macular.
*Auxílio óptico::indicado nos casos em que a doença já ocasionou uma perda severa da visão.Tem por objetivo melhorar a qualidade visual e é feita com a adaptação do uso de lupas de aumento, telelupas e outros óculos especiais.

×