Visão para todos

LENTE INTRAOCULAR, QUAL MODELO ESCOLHER?

Escolher o modelo da lente intraocular é tão importante como decidir o momento de operar a catarata, porque a qualidade da visão  que se terá após a cirurgia dependerá do modelo da lente que foi implantada no seu olho.

As lentes intraoculares substituem o cristalino do olho que está opaco pela catarata. O cristalino é uma lente natural do olho que contém em média 15-20 graus de dioptrias. Sendo que sua retirada exige a substituição por uma lente intraocular.

As lentes são definitivas dentro do olho.Por isso a escolha do modelo é tão importante.

Essa lentes podem ser fabricadas de materiais rígidos( não dobráveis) ou flexíveis(dobráveis).

As lentes rígidas são as mais simples, são todas monofocais, ou seja, focam apenas para visão de longe e têm a desvantagem de possuir um diâmetro maior, exigindo que a cirurgia tenha uma incisão grande para colocar essa lente,e com isso levará pontos. Esses pontos geram um grau maior de astigmatismo no pós-operatório que deverá ser corrigido com um grau maior de óculos.Essa incisão ampliada no olho tem a desvantagem de levar uma taxa maior de infecção e uma recuperação pós operatória mais prolongada.

Por outro lado as lentes flexíveis, são dobráveis e implantadas no olho por uma pequena incisão de 2 a 3 mm, que não levará pontos. A incisão fechará sozinha,é auto selante. Isso torna a cirurgia mais segura e com uma recuperação mais rápida.

Por isso os modelos flexíveis são os mais indicados e utilizados hoje em dia.

As lentes intraoculares flexíveis podem ser de 6 tipos.

Qual a melhor?

  1. Monofocais esféricas: são as mais simples. Corrigem as imagens em apenas um foco,fornecendo visão para apenas uma distância.Corrigem apenas a Miopia ou Hipermetropia.Será necessário o uso de óculos após a cirurgia para correção das outras distâncias.
  2. Monofocais asféricas. Assim como no modelo das esféricas elas corrigem a visão para apenas uma distância.Corrigem apenas a Miopia ou Hipermetropia.Porém são lentes com mais tecnologia que propiciam um maior contraste nas cores e menor aberração das imagens a noite. Será necessário o uso de óculos após a cirurgia para correção das outras distâncias
  3. Monofocais tóricas:São consideradas lentes PREMIUM, porque corrigem astigmatismo elevado, além da miopia e hipermetropia .Contudo darão foco apenas para uma distância sendo necessário o uso de óculos após a cirurgia para correção das outras distâncias.
  4. Bifocais: São consideradas lentes PREMIUM e corrigem a visão para duas distâncias: para longe e para perto.Não corrigem a visão intermediária.
  5. Trifocais ou multifocais: São consideradas lentes PREMIUM, corrigem a visão para as 3 distâncias:longe ,perto e intermediária. São as lentes mais modernas que existem. Propiciam uma independência maior do uso de óculos após a cirurgia.Ocorre que diferente dos óculos multifocais onde a visão de longe, perto e intermediária são obtidas com o posicionamento da cabeça, aqui com as lentes intra oculares o processo é diferente. Essas lentes fornecem as imagens simultâneas ao cérebro que escolherá automaticamente qual distância é a mais ideal naquele momento.Com isso as imagens apresentam um menor contraste.Pode dar uma sensação de visão com menor qualidade.Isso já não ocorre com as  lentes monofocais que captam apenas 1 foco.
  6. Trifocais ou multifocais tóricas: Tem as mesmas características que a multifocal, porém corrigem graus de astigmatismo elevado, além da miopia e hipermetropia.

Vou explicar um pouco sobre cada modelo.

Como podemos observar não existe uma lente perfeita. Todas têm suas vantagens e desvantagens e muitas vezes a lente com mais tecnologia e mais cara nem sempre é a mais indicada.

Por isso que a decisão de escolha do tipo de lente deve ser feita em conjunto com o cirurgião e o paciente, onde o modelo escolhido será aquele que mais se adapta ao perfil e estilo de vida do paciente já que essas lentes corrigem os graus dos óculos também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×