Visão para todos

Estrabismo

O que é Estrabismo?

O Estrabismo é uma doença ocular caracterizada pelo desvio dos olhos, onde não há um paralelismo no movimento entre eles.  Acomete crianças com poucos meses de vida até crianças com 2 a 4 anos de idade.   Crianças onde o estrabismo surge após 4 a 5 anos de idade pode sugerir a presença de uma enfermidade neurológica. Também afeta adultos, mas como conseqüência a outros distúrbios.O estrabismo em bebês até os três primeiros meses de vida é considerado normal e tende a desaparecer.

Causas do Estrabismo

A movimentação dos olhos é realizada por músculos, que são comandados por nervos cranianos.Assim, transtornos que afetem os músculos ou os nervos cranianos podem provocar um desalinhamento dos olhos causando o estrabismo.

A causa hereditária é a mais comum, mas pode estar associada a doenças genéticas (S.Down) , doenças neurológicas(paralisia cerebral),doenças infecciosas(meningite), AVC, diabetes e doenças da tireóide.

No estrabismo, pelo desalinhamento dos olhos, as imagens do olho direito não se sobrepõem com as imagem do olho esquerdo.Assim haverá a queixa de diplopia (visão duplicada).

    As crianças menores não se queixam de diplopia pois o cérebro anulará as imagens do olho torto para que não haja visão duplicada.Como conseqüência, a visão desse olho torto se tornará permanentemente fraca dando ao que chamamos de ambliopia, o chamado popularmente ¨olho preguiçoso¨.

Outros sintomas encontrados são a torcicolo,posição inclinada da cabeça e dor de cabeça.

    Há vários tipos de Estrabismo como o estrabismo convergente ou esotropia (desvio para dentro), estrabismo divergente ou exotropia (desvio para fora) e desvios verticais e oblíquos

Será feito pelo oftalmologista através do teste de Hirshberg (onde é observado se o reflexo da luz está centrada em ambas pupilas),teste de acuidade visual, coverteste-teste de oclusão dos olhos para verificar a movimentação descoordenada dos olhos e se necessário que testes prismáticos ( Teste Ortóptico) que determinam  o tamanho do desvio.

    O tratamento tem como objetivo eliminar as causas que originaram o problema, sempre iniciando o mais cedo possível par evitar a ambliopia (perda ou diminuição da visão da visão de um olho).O tratamento é direcionado conforme o tipo de estrabismo, mas geralmente consiste no uso de óculos, uso de tampão ocular e exercícios ortópticos (fortalecem a musculatura ocular).

A cirurgia para estrabismo é indicada em casos em que o tratamento clínico não é suficiente para manter o alinhamento dos olhos.

×