Visão para todos

Conjuntivite

O que é Conjuntivite?

Conjuntivite é um processo inflamatório que acomete a conjuntiva (membrana transparente) que reveste a parte branco do olho e a superfície interna das pálpebras.

Tipos de conjuntivite

Podem ser divididas em conjuntivites infecciosas,alérgicas,químicas e auto-imune.

As infecciosas são divididas em conjuntivites bacterianas e conjuntivites virais.Ambas são contagiosas e transmitidas para os olhos através do contato direto com objetos contaminados.

Dentre as conjuntivites infecciosas temos a conjuntivite neonatal, que acomete  recém nascido até um mês de vida. As causa mais freqüentes dessa conjuntivite em bebês é a infecção por clamídia e a gonocócica, ambas transmitidas pela mãe pelo canal de parto.

A conjuntivite alérgica não é contagiosa e acomete pessoas com predisposição a quadros alérgicos (rinite, bronquite, doenças atópicas). Pode ser uma conjuntivite aguda (dura de algumas horas até poucos dias) ou uma conjuntivite crônica( dura de vários dias até semanas).

A conjuntivite química ocorre pelo contato direto de substâncias tóxicas no olho.Provoca uma queimadura que dependendo da extensão e do agente químico pode levar à cegueira. Agentes alcalinos são mais graves que agentes ácidos, pois podem penetrar em estruturas mais internas do olho  .Temos como exemplo queimaduras por cimento,fumaça,álcool,cloro,sabonete,tinta de cabelo,colírio de nitrato de prata.

A conjuntivite auto-imune está associada a doenças auto-imunes como o Pênfigo e a Síndrome de Stevens-Johnson

Duvidas Frequentes

Os sintomas comuns a todas elas são: vermelhidão, sensação de areia,inchaço nas pálpebras e fotofobia(sensibilidade excessiva a luz).

 Na conjuntivite bacteriana os sintomas além dos encontrados acima ,temos a presença de secreção muco purulenta.    Já os sintomas da conjuntivite viral,dependendo da intensidade, poderá haver secreção clara, ceratite corneana,formação de pseudomembranas na parte interna das pálpebras e muitas vezes vem acometida de um quadro gripal, onde observa-se febre e gânglios( ínguas) em região periauricular.

A conjuntivite infecciosa é contagiosa e ocorre pelo contato direto com objetos contaminados como maquiagem, toalha, maçaneta de porta, teclado de computador, controle remoto, aperto de mão e outros.

A duração da conjuntivite varia muito conforme a agressividade do patógeno, mas em média de 7 a 14 dias.

Como os sinais e sintomas da conjuntivite são muito semelhantes a outras doenças oculares o diagnóstico será feito pelo médico oftalmologista através da história clínica da doença relatada, pelos sintomas apresentados e pelo exame de biomicroscopia com lâmpada de fenda.  Geralmente não é feita coleta de material para cultura.

O tratamento da conjuntivite será de acordo com o tipo da conjuntivite.

O tratamento da conjuntivite viral,é realizado com uso de colírio lubrificante e limpeza da secreção.Não é indicado uso de colírios de corticóides a menos que haja formação de pseudomembranas e infiltrados epiteliais.Quando ocorre a formação de pseudomembranas é necessária a remoção.

Na conjuntivite bacteriana o tratamento é feito com uso de colírio de antibiótico, colírio lubrificante e limpeza da secreção.Em alguns casos é necessário o uso de antibiótico sistêmico.O tratamento da conjuntivite neonatal é feito com o uso antibióticos tópico e sistêmico

O tratamento da conjuntivite alérgica é feito com uso de colírios anti-alérgicos, colírios lubrificantes e compressa fria.Quando a conjuntivite alérgica é crônica pode ser necessário o uso de anti-alérgico sistêmico.

Na conjuntivite química deve-se lavar imediatamente o olho com água corrente e procurar o mais rápido possível um oftalmologista.

Como há diversos tipos de conjuntivite e o diagnóstico é feito sempre após uma avaliação com o oftalmologista , é difícil falar em um tratamento caseiro. Contudo alguns procedimentos podem ser feitos para atenuar o desconforto ocular, como o uso de compressa fria, limpeza da secreção,lavar as mão com freqüência e não coçar os olhos.

×