Visão para todos

Catarata

O que é Catarata?

Catarata é uma doença que caracterize-se pela perda progressiva da transparência do cristalino ( lente natural do olho) onde ele vai se tornando mais opaco e denso ,levando a diminuição da entrada de luz dentro do olho.

Segundo a OMS-Organização Mundial de Saúde- a Catarata é a maior causa de cegueira reversível no mundo,onde temos cerca de 20 milhões de pessoas cegas.

Duvidas Frequentes

A causa mais comum é a Catarata Senil, onde há um envelhecimento natural do cristalino em função da idade. Ocorre geralmente após os 50 anos de vida e corresponde a cerca de 85% dos caso das cataratas.

 Temos as Cataratas secundárias, que estão associadas a alterações secundárias ocorridas dentro do próprio olho como as Uveítes e o  Descolamentos de Retina   .

Também ocorre em virtude do uso crônico de certos medicamentos como os  corticóides, devido a alterações metabólicas,ao  Diabetes, e também exposição excessiva a luz ultra-violeta.

 Outra causa é a Catarata Congênita, onde está presente desde o nascimento,porém mais incomum.Nesse caso o diagnóstico é feito através do exame do reflexo vermelho (teste do olhinho) que é realizado nos primeiros dias de vida pelo pediatra,onde se observa uma falta de transparência ao examinar o fundo de olho. Após o diagnóstico confirmado pelo Oftalmologista o tratamento será cirúrgico, com a remoção do cristalino opaco e sendo necessária a prescrição de óculos com alto grau para a correção da visão já que muitas das vezes não se implanta a lentes intra ocular.

O sintoma mais comum relatado pelos pacientes é a visão nublada,como se estivesse enxergando através de um vidro embaçado.  Outras queixas podem ser visão dupla, diminuição do contraste das cores e maior sensibilidade  à luz.  Em virtude desses sintomas as pessoas passam a apresentar dificuldades para realizar atividades habituais como assistir TV, fazer leitura, dirigir, ler placas,etc.

O diagnóstico é feito pelo Oftalmologista através do exame de Biomicroscopia , onde a pupila é dilatada e consegue-se observar o cristalino opacificado.

Sim. Após o diagnóstico feito são necessários outros exames para a realização da cirurgia, como a tonometria, mapeamento de retina, biometria, microscopia especular de córnea,OCT- tomografia de coerência óptica- e às vezes ultrassom.

Sim. A Catarata tem tratamento e é muito eficaz. O único tratamento é a cirurgia de catarata. Não há colírios que tratem a Catarata ou outro medicamento. Nem mesmo exercícios oculares, que muitas vezes são divulgados pela mídia são eficazes.

    Sim.Com o avanço de novas tecnologias a cirurgia  tornou-se muito segura e eficaz ,onde a grande maioria dos procedimentos ocorrem sem complicações.Em alguns casos o paciente pode se  queixar de vermelhidão ou sensação de areia nos olhos, que logo melhora em torno de uma semana.

A cirurgia consiste na remoção do cristalino opacificado e implante de uma Lente Intraocular definitiva.  Essa cirurgia é denominada Facoemulsificação,onde através de ondas de ultrassom o cristalino é fragmentado em micro partículas e em seguida são aspiradas e ao final é implantada a Lente Intraocular.

A Lente intraocular – LIO é definitiva, e sua substituição envolve uma nova cirurgia.  Dessa maneira a escolha da LIO deve ser feita através de uma conversa franca com o médico oftalmologista, que indicará a melhor lente frente as expectativas e necessidades do paciente.

As LIOs podem ser de fabricação nacional ou importadas.

 As nacionais são lentes monofocais tipo esféricas que corrigem a visão somente para longe de miopia ou hipermetropia e são rígidas (não dobráveis), exigindo uma incisão cirúrgica maior  e necessidade de pontos no olho.

 Já as lentes importadas são todas lentes flexíveis (dobráveis),sendo introduzidas através de  incisões de apenas 2,4mm na córnea dessa maneira não há necessidade de pontos na incisão. Elas são do tipo monofocais não tóricas, monofocais tóricas, multifocais não tóricas e multifocais tóricas.

Assim as lentes importadas monofocais não tóricas podem ser esféricas ou asféricas, corrigem apenas ao grau de longe de miopia ou hipermetropia e não corrigem o astigmatismo. Sendo que a do tipo asférica tem uma qualidade superior pois diminui a aberração corneana.

As lentes monofocais tóricas corrigem o grau de longe de miopia ou hipermetropia associados a astigmatismo médios ou alto. Não corrigem o grau de perto.

As lentes multifocais não tóricas corrigem o grau de longe e perto porém não corrigem astigmatismo médios ou altos. ficar livre do uso de óculos. 

As lentes multifocais tóricas corrigem o grau de longe, de perto e astigmatismo associado.

Através do uso das lentes PREMIUM é possível após a cirurgia de catarata ,ficar livre do uso de óculos  tanto para longe como para perto e meia distância.

Essa lentes podem deixar livre do uso de óculos.

Primeiramente deve-se usar os colírios antibióticos e anti-inflamatórios prescritos pelo oftalmologista nos horários corretos.

    Evitar de coçar ou levar a mão no olho operado.

    Evitar de dormir do lado do olho operado nos primeiros 15 dias.

    Usar o tampão nas primeiras 24 hs sem retirá-lo.Pode tomar banho e lavar a cabeça e os cabelos normalmente no primeiro dia com uso de tampão ocular.

    Evitar esforços físicos nos primeiros 15 dias, e não realizar movimentos bruscos com a cabeça, como se agaichar.

    Sempre lavar as mãos antes de pingar colírios, e usar lenço de papel descartável para secar o olho.

    Não freqüentar piscina , sauna ou banho de mar por 30 a 40 dias.

    Evitar uso de maquiagem por 15 dias.

    O aconselhado é afastar-se das atividades profissionais por 1 semana.

Visão pra Todos oferece um plano acessível de pacote cirúrgico especial para cirurgias  de Catarata, onde estará incluso a consulta médica (caso se realize a cirurgia), todos exames oftalmológicos pré-operatórios, taxa de centro cirúrgico com anestesista  e retornos pós-operatórios até a alta.

Tudo incluso e parcelado em até 12 vezes.

×