Calázio e Hordéolo
O que é Calázio no olho?
Sintomas
É um nódulo indolor, podendo conforme o tamanho gerar um desconforto ao piscar e movimentar os olhos.
Diferença de Calázio e Hordéolo Interno
Enquanto a origem do Calázio esta relacionada a uma obstrução do orifício de drenagem da glândula de Meibomius, a origem do Hordéolo Interno se deve a um processo infeccioso por bactérias nessa glândula. Assim surgirá um nódulo, menos endurecido, dolorido e com presença de pus. O tratamento do Hordéolo Interno será diferente, com o uso de antibiótico tópico(pomada) ,compressas mornas e drenagem da secreção.
Diferença de Calázio e Terçol (Hordéolo Externo)
Tratamento
O Calázio pode desaparecer espontaneamente em questão de dias ou se tornar crônico. Compressas mornas também são indicadas. Contudo o uso de colírios e pomadas antibióticas não faz efeito.
Nos casos de cistos maiores o tratamento é cirúrgico, onde se faz uma incisão na parte interna da pálpebra e se retira o conteúdo interno.
Outro tratamento que pode ser feito é a aplicação de corticóide no interior da lesão.Essa aplicação é feita pela parte interna da pálpebra, contudo não é muito utilizada por questão de complicações na derme.
Em pacientes portadores de acne rosácea ou dermatite seborreica que apresentam Calázio repetidamente, pode ser feito tratamento profilático com uso de antibiótico sistêmico.